“Para nós é igual se vendemos um parafuso ou um milhão de parafusos. O cliente tem o mesmo valor”
Joel Leal, CEO da Odyssey Médica

A empresa nasceu e cresceu em plena pandemia e já durante 2021 viu crescer o seu portfólio de produtos e serviços com a criação de dois segmentos de negócio.

Criada num período extremamente conturbado e completamente atípico, nasce em junho de 2020 a Odyssey Médica, uma empresa que numa primeira fase se foca nos equipamentos de proteção individual (EPI´S), mas que depois centrou o seu core business na medicina dentária. Apesar de ainda jovem, a marca viveu em fevereiro de 2021 uma transformação interna, com a compra da posição na empresa por parte de Joel Leal. O novo administrador quis continuar o projeto ligado à medicina dentária e à área hospitalar “abarcando outros produtos que já tinha em mente, nomeadamente uma linha de equipamentos de trabalho, de uniformes, que no fundo foi o seguimento natural e complementar da linha dos descartáveis, pois neste momento, não só temos capacidade para equipar um bloco operatório com tudo o que é descartável, como também toda a linha de uniformes reutilizáveis”, revela Joel Leal.

A pandemia provocada pela Covid-19 permitiu à empresa especializar-se “um bocadinho em tudo o que era equipamento e fardas descartáveis”, algo que levou à criação de uma “linha específica para a área hospitalar”.

Apesar de a área dos EPI no segmento Covid ter “ainda muito peso na faturação”, depois do boom nas vendas proporcionadas pela pandemia, a “tendência era que fosse diminuindo o volume desse negócio”, o que impulsionou a mudança de instalações.

Inicialmente localizada em Vila Nova de Gaia, que “tinha um espaço de armazenamento desproporcional, demasiado grande e uma área administrativa demasiado pequena”, a Odyssey Médica mudou-se para Matosinhos “em frente ao porto de Leixões com vistas de mar”, com uma “área administrativa interessante” e “espaço para toda gente, com as
salas que necessitamos”.

Além deste novo espaço, Joel Leal revela que a empresa ainda tem em Matosinhos Sul “um armazém mais pequeno que o anterior, que serve perfeitamente as nossas necessidades”. “Se vier um camião TIR e descarregar um camião de luvas ou outros equipamentos, temos espaço de armazenamento mais que suficiente”, evidencia o diretor da Odyssey Médica.

O universo da Odyssey

De forma a responder às exigências do mercado, o empresário pensou no desenvolvimento de outras marcas no universo da Odyssey Médica. “Decidimos criar a Odyssey Uniform, que abrange vários mercados, nomeadamente Clínicas, Clinicas Dentárias, Veterinários, Hospitais, Laboratórios e até Hotelaria e Restauração, uma marca que está a correr muito bem e já com um volume de negócio muito interessante”, revela Joel Leal.

joel-leal-CEO

Explore as nossas áreas de negócio.

A Odyssey Consumer é um segmento direcionado também para os produtos descartáveis, mas desta feita, para a área da alimentação, tentando “abolir o plástico e utilizar o biodegradável. Temos uma política de sustentabilidade ambiental”, confessa o administrador.

O objetivo passa por alavancar o negócio e sustentar ainda mais as outras áreas de atuação da Odyssey, criando diversidade e ramificações diversas do negócio, acautelando a eventualidade de uma destas áreas “atravessar uma qualquer crise que possa ser transversal ao nosso setor, embora isso hoje seja um pouco subjetivo, atendendo ao fenómeno mundial que vivemos e em que o certo rapidamente passa a incerto ”, admite Joel Leal.
Com a Odyssey Médica, a Odyssey Uniform, e a Odyssey Consumer, o empresário prepara-se para lançar mais uma marca, que será uma grande novidade no setor da medicina dentária, não só em Portugal, mas a nível mundial, da qual a empresa pretende brevemente anunciar
novidades.

Sem esquecer a singularidade do negócio, o core business da empresa mantem-se na Odyssey Médica, com o “principal foco” a manter-se na medicina dentária.

“Vamos lançar brevemente, uma marca de implantes europeia, temos toda a linha de componentes compatíveis com as principais marcas de implantes que se usam em Portugal e temos uma série de material relacionado com a medicina dentária, mas que na realidade é muito focado na implantologia, desde o biomaterial, os branqueamentos, às suturas”, revela o empresário.

Com o foco na medicina dentária, novas parcerias estão no horizonte da Odyssey Médica, com a inclusão no portfólio da empresa de alguns produtos, assim como, o ácido hialurónico, a ortodontia e o digital.

Mas, não só de produtos vive a Odyssey Médica. A empresa disponibiliza também serviços que vão desde o “cliente médico dentista ou clínica”, aos “protésicos, técnicos e laboratórios de prótese”. O objetivo passa por conquistar e fidelizar o cliente, através de “uma panóplia grande de produtos”. Para Joel Leal, o ADN da empresa é simples de mapear: “Quando abrirmos uma porta, queremos ser uma mais-valia para o cliente, com algum produto ou serviço que possamos prestar, porque para nós é igual se vendermos um parafuso ou um milhão de parafusos. O cliente tem o mesmo valor”.

Deixe um comentario